Há uma famosa frase do autor Lewis Carroll, ao escrever Alice no País das Maravilhas, que ilustra bem a importância de definir metas.
Ao ser questionado por Alice sobre qual caminho ela deveria seguir, o Gato Cheshire pergunta a ela para onde está indo. Alice responde que está perdida e não sabe para onde vai. Então, o Gato responde: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”
Por incrível que pareça isso não acontece somente nos contos. Há muitas empresas que não tem metas claras, bem-definidas para o ano, para o mês. Buscam os resultados no dia a dia, sem saber qual é o objetivo final.
E há ainda um bom número de empresas que definem suas metas, porém não fazem da maneira correta e por isso falham.
Somente um seleto número de empresas define metas corretamente, e este número é ainda menor se considerarmos aquelas empresas que ao definir todas as metas, a fazem corretamente, e ainda comunicam a toda empresa. Para ser 100%, a recomendação é qualificar o time onde haja lacunas para que todos estejam capacitados a buscar as metas.
Vamos nos ater neste artigo às metas de marketing, porém, muitas dicas você pode levar para os demais departamentos da empresa.
POR QUE USAR METAS DE MARKETING?
Adotar e acompanhar metas de marketing na sua estratégia vai ajudar a aumentar a chance de chegar ao seu objetivo.
As metas vão ajudar sua empresa a entender se a estratégia e suas ações de marketing estão atingindo os resultados esperados, e medindo resultados você poderá decidir se é necessário manter as ações que estão sendo realizadas ou se é preciso rever e otimizar os investimentos.
METAS DE MARKETING ATRELADAS AO NEGÓCIO
Definir objetivos e metas de marketing apropriados pode aumentar suas chances de sucesso na empresa. Mais de 60% das empresas fecham por não ter um plano de negócios com metas definidas. Para sua empresa ter sucesso no mercado tão competitivo, e não ser parte dessa estatística, é preciso saber como começar, definir aonde você quer chegar com seu negócio, e quais os objetivos do marketing para ajudar a atingir esses resultados.
Definir objetivos mensuráveis e realistas é fundamental para profissionais de marketing que desejam ser bem-sucedidos no que fazem. Se sua empresa não planejar as ações do próximo ano, do próximo semestre, se não definir claramente quais resultados deseja alcançar, nunca saberá se cumpriu seu objetivo, se ficou próximo ou está muito distante de atingir esses resultados.
Por isso, os objetivos e metas de marketing devem ser mensuráveis e realistas.
A seguir, veremos algumas diretrizes para te orientar neste trabalho de definição de objetivos e metas de marketing.
Entenda como definir as metas de marketing para que estejam de acordo com as metas do seu negócio. Exemplos:
Aumentar as visitas no site em 300%, em 6 meses;
Dobrar a taxa de conversão anual do site de novos visitantes para 20%;
Aumentar a taxa de fechamento de vendas de 5% para 15%, em 6 meses;
Gerar uma lista de e-mail com 1.000 contatos a mais, em 3 meses;
Aumentar o número de seguidores para 10.000 até dia 31/12/2022
POR ONDE COMEÇAR? QUAIS METAS DEFINIR?
Na página de maio, falamos sobre Métricas de resultados, e separamos em métricas de atração, métricas de conversão e retenção e métricas de receita e vendas.
Caso você ainda não tenha clareza de por onde deve começar, dê uma estudada nas métricas e avalie quais delas sã as mais indicadas para o momento que sua empresa está ou em qual etapa do processo de marketing e vendas sua empresa deseja focar, neste momento.
As métricas são as medidas que você obtém, em que ponto você está, porém, as metas indicam para onde você quer ir, onde quer chegar.
Exemplo: mencionamos como métrica a taxa de conversão. Como meta, você pode definir que, na campanha XPTO, a taxa de conversão será de 10% e a campanha irá durar 2 meses.
As metas podem variar muito, dependendo da intenção, do período e de quais os objetivos. Por exemplo, para uma campanha, o objetivo principal pode ser engajamento ou reconhecimento de marca. Para outra campanha, o objetivo pode ser número de conversão, número de leads e número de downloads.
Cada empresa deve definir suas metas de acordo com o momento e com a estratégia macro que foi definida. As metas devem ser um desdobramento da estratégia, de modo que, se forem alcançadas, a empresa estará certa de que vai atingir os resultados de negócio que são esperados.
REVISE AS METAS
As metas devem ser revisadas periodicamente e, após o final do ciclo, o elemento obrigatório é fazer uma revisão sobre objetivos e metas de marketing para, além de medir se os objetivos foram alcançados, tirar conclusões sobre o que você aprendeu ao analisar os indicadores e, em seguida, transformar as conclusões em ações que serão refletidas em seu plano de marketing.
LIÇÕES APRENDIDAS
As lições aprendidas servem para reforçar o que foi bem-sucedido e deve ser repetido nas próximas estratégias e próximos ciclos, bem como serve para saber o que evitar, não repetir os erros ou cair nas mesmas armadilhas.
Continuar fazendo: processos ou estratégias que estão funcionando bem, produzindo bons resultados e são elementos importantes da entrega do valor geral. Fazer mais dessas ações que se apresentam eficazes e que, se otimizadas, podem ampliar ainda mais seus números.
Parar de fazer: realoque esforços e recursos. Sempre haverá estratégias e ações que não trazem retorno ou que trazem algo insignificante. Quando detectar isso, mude o jeito de colocar a estratégia em prática ou pare de fazer.
A META ESPERTA
Trata-se de um acrônimo sobre os critérios que precisam ser cumpridos para que uma meta seja considerada como bem definida e que possa estar claro a todos.
Ao definir seus objetivos e metas de marketing, lembre-se de que os grandes planos começam com uma grande compreensão de onde você está e de como o que você está fazendo atualmente está contribuindo para o seu crescimento.
Tão importante quanto identificar aonde sua empresa quer chegar, é saber de onde está partindo e com quais recursos pode contar.
Tendo clareza da situação atual e do ponto de partida, siga por todos esses pontos para definir suas metas:
ESPECÍFICA
SISTÊMICA
POSITIVA
EVIDÊNCIAS
RECURSOS
TAMANHO
ALTERNATIVAS
ESPECÍFICA
O que? Deve estar dentro de um contexto
Quando e Onde?
Por quê? Qual a intenção principal
Com quem?
SISTÊMICA
Como o resultado afetará as outras áreas da empresa e as pessoas da sua empresa?
Será benéfico a sua empresa, à coletividade e ao planeta?
Como especificamente atingir essa meta afetará o restante da empresa e das pessoas?
POSITIVA
Escrita em termos positivos – o que você quer atingir, em vez do que você não quer mais fazer ou ter.
Não queremos perder clientes – errado
Vamos manter todos os clientes – correto
EVIDÊNCIAS
Como saberá que está se aproximando ou se afastando da sua meta?
Defina quais são os parâmetros que indicam em qual etapa do caminho está. Quais são as medidas, as métricas a serem acompanhadas?
RECURSOS
Quais são os recursos que sua empresa precisa para atingir a meta?
Quais recursos você já tem?
Considere as parcerias que precisam ser firmadas.
Envolva os colaboradores.
TAMANHO
Metas grandes e desafiantes devem ser divididas em partes menores, caso contrário, pode parecer impossível e desmotivar o time.
Metas muito pequenas e fáceis devem ser anexadas a metas grandes e motivadoras, caso contrário não são desafiadoras o suficiente.
ALTERNATIVAS
Defina 3 planos de ação.
Considere o imponderável – E se algo der errado, (e sempre algo sairá diferente do planejado) que ações irá tomar?
OUTROS EXEMPLOS DE METAS
- Atingir 20.000 leads para a campanha XPTO;
- Estar na primeira página do Google com 20 novas palavras-chave neste semestre;
- Aumentar 130 novos seguidores no Facebook este mês;
- Aumentar o tráfego do site em 45% este semestre;
- Responder a 100% dos comentários nas redes sociais, todo mês, durante o ano de 2022;
- Aumentar o tempo médio de permanência no site para três minutos até 30/06/2022;
- Obter 150 downloads no ebook por trimestre;
- Atingir 80 novos pedidos de orçamento mensais;
- Aumentar em 5% o percentual de compras realizadas por novos clientes;
COMO A QUATTROMANI AJUDA OS PARCEIROS
A Quattromani está preparada e tem profissionais altamente qualificados para ajudar sua empresa, desde a concepção da estratégia de marketing, passando pelo desdobramento da estratégia em metas (segundo a meta ESPERTA), e construindo o plano de ação para atingir as metas.
Ajudamos sua empresa a entender o segmento e mercado, definir as melhores práticas de marketing e apoiamos sua empresa na construção do funil de vendas, com as métricas de marketing que apoiarão a conversão e passagem de uma etapa do funil para outra.
Além disso, estamos prontos para te ajudar a divulgar a fazer um plano de comunicação para divulgar as metas internamente e treinar as pessoas para que cada colaborador faça sua parte e colabore no atingimento das metas.
Executamos ou definimos, “a quattro mãos”, todas as ações de comunicação necessárias para atingir o público-alvo e fazer com que suas metas sejam atingidas.
Tenha a Quattromani como parceiro estratégico de negócio para apoiar sua empresa a alcançar as metas e conquistar os objetivos.
R. Daniel de Oliveira Carvalho, 773
Jardim Primavera
Porto Ferreira - SP, 13660-110
11 4112-0419 - Unidade São paulo
19 3585-5009 - Unidade Porto Ferreira
[email protected]