Além da divisão: Abraçando a colaboração entre gerações no ambiente de trabalho.

O termo geração foi elaborado pelo sociólogo Karl Mannheim, e começou a ser usado para se referir a indivíduos que nasceram num intervalo específico de tempo, e, que por vivenciarem os mesmos acontecimentos tem experiências de vida semelhantes.

Este conceito que vem sendo muito utilizado na atualidade, principalmente para se referir aos novos ingressantes do mercado de trabalho. Eles que são a geração Z, também conhecidos como nativos digitais, nasceram entre 1995 e 2010 e apresentam muita afinidade com novas tecnologias.

Segundo previsões, a geração Z se tornaria a maior grupo populacional atuante no mercado de trabalho representando 20% dos trabalhadores ativos em 2020. Esse número foi tão assertivo que na Quattromani Propaganda os indivíduos nascidos a partir de 1995 já são 23,33% da empresa

A agência

Esse grupo de pessoas corresponde a quase 1/3 dos funcionários. Isso só fortalece a ideia de que essa geração vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Brendon, 23 anos, chegou na Quattromani como estagiário em 2021 e após somente três meses de estágio foi efetivado, atuando desde então como assistente de criação. “Desde que entrei na agência a presença de pessoas da minha idade facilitou muito meu trabalho, trabalhar com alguém que ‘fala sua língua’ facilita e muito troca de conhecimentos.”

Não só na publicidade esse dado foi validado, mas em outros setores da economia, como o agronegócio, também é possível notar essa tendência.

O Agronegócio

Outro dado importante que revela a presença dos jovens em diversos setores da sociedade foi trazido em uma pesquisa do ABMRA, onde é mostrado que 27% dos empreendedores do campo possuem menos de 35 anos. Este crescente movimento vem avançando, pois, os indivíduos desse grupo de pessoas são famintos por inovação, seja ela na forma de trabalhar buscando soluções diversas ou até mesmo procurando novas tecnologias para facilitar suas tarefas diárias.

Como está o mercado?

Mas nem todo o mercado é composto somente de jovens, as duas últimas gerações, Y e Z, correspondem juntas a 60% da força de trabalho mundial. Dado esse que foi levantado em uma pesquisa feita pela ManPowerGroup. Também é fato que valores carregados pelas pessoas na faixa dos 30 a 40 anos, só foram reforçados pelos mais jovens.

Mas independente das diferenças entre gerações, a Quattromani é um dos claros exemplos de que é possível encontrar um consenso e sintonizar todas as ideias para alcançar ótimos resultados!