Em um mundo onde os negócios digitais estão dominando, é fácil pensar que o offline está perdendo relevância. Mas será mesmo?
Definitivamente não! Hoje, vamos analisar a importância de participar de feiras e eventos. Estar presente no lugar certo pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar seus negócios, mesmo em meio ao cenário digital em ascensão.
Atenção para os dados:
De acordo com Feiras do Brasil, em 2023 houve o maior número de feiras de negócios e eventos empresariais registrado desde o início do registro pelo Calendário Feiras do Brasil. O ano trouxe diversas novidades, incluindo novas feiras, players e centros de eventos, agitando o setor.
O crescimento pós-pandemia é evidente na evolução dos números nos últimos anos. Confira:
2021 | 2022 | 2023 | |
---|---|---|---|
Feiras online | 2.627 | 840 | 425 |
Feiras Presenciais | 1.238 | 5.325 | 6.488 |
Número de cidades | 397 | 896 | 908 |
Segmentos econômicos | 37 | 38 | 38 |
Número total | 3.865 | 6.165 | 6.913 |
Não podemos deixar de destacar o crescimento das feiras presenciais em várias cidades e setores distintos. Isso ocorre, pois, as feiras de negócios são centros de networking onde profissionais se encontram para estabelecer contatos valiosos e aprender com especialistas. Tais eventos proporcionam acesso às mais recentes tendências de mercado, facilitando a atualização e a competitividade dos participantes.
Além disso, representam oportunidades para buscar crescimento e inovação, fornecendo às empresas novas ideias e tecnologias para aprimorar seus empreendimentos, o que frequentemente resulta em histórias inspiradoras de sucesso.
Também é importante ressaltar o potencial desses eventos para a captação de leads. Durante as feiras, os participantes estão imersos em um ambiente propício para descobrir novos produtos e serviços, dispostos a investir tempo e recursos financeiros em negócios promissores. Estratégias como brindes, demonstrações ou compartilhamento de conhecimento técnico podem servir como um ponto de destaque para direcionar os leads de maneira eficaz. E não para por aí, a tecnologia pode ser aliada nesse processo, otimizando o interesse do público e facilitando a captação de leads qualificados.
As feiras, festas e eventos são um pilar de dinamização do mercado, movimentando milhões. Na esfera do agronegócio, esses eventos abrangem uma variedade de atividades, incluindo leilões, vendas de maquinário, exposições, dias de campo, palestras técnicas, premiações, entre muitas outras iniciativas. Em tais contextos, estabelecem uma ponte entre produtores, players e empresas, fomentando conexões essenciais. Grandes feiras possuem o potencial de alavancar bilhões em negócios, exercendo um grande impacto, tanto no mercado de trabalho, quanto nos setores de serviços das cidades-sede.
Ao participarem desses eventos, os produtores se beneficiam ao encontrarem oportunidades de exposição do seu portfólio, de estabelecerem parcerias e de interagirem diretamente com clientes, além do acesso a informações atualizadas e as últimas novidades do mercado.
Um exemplo desse fenômeno é a Agrishow, uma das maiores feiras do agronegócio, que celebrou sua 30ª edição de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). O evento se consolidou como um ponto de encontro para diversos produtores. Reconhecida por sua liderança em lançar tendências e inovações no setor, a Agrishow atraiu mais de 800 marcas e 195 mil visitantes em 2023, ocupando uma área de 520.000 m². Essa é a maior exposição do gênero no Brasil, destacando-se pela apresentação de tecnologias agrícolas de ponta.
A Quattromani identificou o setor de feiras e eventos como um terreno fértil para bons negócios. Durante nossos 26 anos de trajetória, auxiliamos diversos clientes com stands, banners, fachadas, brindes e portfólios inovadores, destacando a importância de comunicar efetivamente para manter a atenção dos interessados.
Um dos segmentos de destaque dentro da agência é a confecção de brindes, que desempenha um papel fundamental na captação de leads qualificados. Os brindes não são apenas uma “moeda de troca”, mas sim uma forma de chamar a atenção e fidelizar os interessados, reforçando a experiência da marca.
É fundamental que os brindes estejam alinhados à imagem da empresa e sejam lembrados no dia a dia pelos receptores. Em eventos, onde os visitantes são bombardeados com diversos brindes e informações, é essencial ter um plano de marketing claro para direcionar a escolha do item ideal, considerando o público-alvo e os objetivos da empresa.
A criatividade é uma tendência constante na escolha de brindes, seja por meio de kits personalizados que remetam à marca ou campanha, ou por brindes com apelo tecnológico e ecológico.
Mas, é válido lembrar que, ao escolher brindes promocionais para um evento específico, é essencial considerar fatores como: o prazo de entrega, a adequação ao público-alvo e sempre buscar um diferencial que destaque a marca, mesmo em itens comuns como, por exemplo, bonés.
Na Quattromani, o processo de seleção envolve reunir o time criativo, atendimento e análise de viabilidade, levando em conta o budget do cliente, materiais disponíveis, prazos e fornecedores. Assim, é possível garantir que os brindes estejam alinhados com a identidade da marca e contribuam efetivamente para o sucesso do evento.
Para a Ana Carla, nossa especialista no setor, um exemplo de brinde que se destacou e superou as expectativas foi o kit de caixa, caneca e folder oferecido nas inaugurações presenciais da Lavoro. “É interessante notar que todas as inaugurações das empresas do Leste optaram por este kit. A caixa é feita com material de qualidade, a caneca apresenta um design inovador e o folder oferece informações detalhadas sobre a caneca.”
-Caixa:
Cartonagem: papelão 2.3 de espessura acoplado
– impressão: 4 cores interna na tampa e externa com personalização em papel couchê 150kg
– Formato fechado 10x13x12 cm
– Formato aberto da tampa 46,5×14,5cm, com ímã no fechamento
– Folder:
Formato aberto 10×6,
Cor: 1×1
Gramatura: 250g
– Caneca:
– 2 logos em preto
lado 1: Lavoro Coram
lado 02: #nolugarcerto #nahoraexata
Além disso, outro brinde que tem repercutido positivamente entre as empresas da região Sul da Lavoro é o cooler personalizado, que “além de útil, é muito bonito e apresenta um custo acessível.”
Para a Ana Carla e a Quattromani, é sempre um prazer selecionar os melhores brindes. Estamos muito interessados em oferecer alternativas criativas e ecológicas aos nossos clientes.
Sem dúvidas, as feiras e eventos offline oferecem um leque de oportunidades. Que tal aproveitar essas dicas e planejar sua participação no próximo evento do seu segmento? Conte sempre com a expertise da Quatrromani para auxiliá-lo nesse processo!
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