SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA AS OPORTUNIDADES DA BLACK FRIDAY?

A Black Friday é uma das principais datas para lojas físicas e e-commerces. No Brasil, a prática de oferecer descontos, benefícios e promoções não se limita à sexta-feira, estendendo-se à popular “Black Week”. Em alguns casos, essa enxurrada de ofertas se estende por todo o mês de novembro com a “Black November”.

Em 2022, a data movimentou R$6,2 bilhões no comércio brasileiro, e em 2023 promete superar todas as expectativas. No entanto, para alavancar suas vendas e aproveitar efetivamente essa oportunidade, uma preparação sólida e estratégias inteligentes são pilares fundamentais para garantir o sucesso.

A Quattromani, com 25 anos de experiência no mercado navega todos os dias pelos dados, insights e inovações no setor de negócios. E, agora, nós compartilhamos algumas dicas de ouro para fortalecer seu planejamento e antecipação:

Organização de Estoque: Garanta que sua oferta seja robusta e sua logística esteja afiada para atender a demanda com eficiência.

Para organizar o estoque, é preciso conhecer o seu público e traçar estratégias direcionadas. Um controle de movimentação com análise de dados e mapeamento de comportamentos pode contribuir para esse momento. Sociedades mudam, novas tecnologias aparecem e um produto que foi sucesso no ano passado, pode não performar tão bem nesse.

A chave é uma organização de estoque bem executada que permite antecipar tendências de demanda, otimizar a reposição de produtos e evitar lacunas que poderiam prejudicar a entrega aos clientes. Além disso, também contribui para uma alocação de recursos, minimizando perdas devido ao excesso de itens.

Dados coesos são o seu maior aliado, mas, para isso, é necessária organização: dos lucros, vendas, despesas, clientes e público alvo.

Gestão Eficiente: Gerencie vendas, clientes e fornecedores de forma ágil e precisa para garantir uma experiência memorável.

É incontestável que um cliente satisfeito com o serviço prestado tende à fidelização, recompra e até mesmo à indicação. Para atingir esse objetivo, é crucial assegurar que sua oferta atenda às demandas de maneira excepcional, abrangendo qualidade, um bom atendimento e agilidade.

Uma dica é nutrir a sua página de avaliações durante o ano todo, principalmente em redes como o Google My Business, Instagram, Facebook e demais sites voltados para e-commerce. Em uma pesquisa recente divulgada pela rede Globo, que analisa o panorama de consumo para o segundo semestre de 2023, nota-se que 81% dos entrevistados acreditam no poder das pesquisas para encontrar um bom preço.

Além disso, 27% dos consumidores pesquisam em sites de busca, 25% nas redes sociais e 24% em sites especializados, com destaque para os aplicativos, que estão ganhando o mercado como uma poderosa ferramenta para vendas.

Dessa forma, é possível unir uma gestão eficiente à clientes com uma boa experiência de compra, resultando em estratégias mais direcionadas e em uma Black Friday promissora.

Promoções Especiais: Crie descontos irresistíveis e pacotes exclusivos para atrair olhares e cativar corações.

Datas especiais fazem as vendas decolarem, mas quando você adiciona um toque a mais, o seu negócio se destaca em meio à multidão.

É aquele velho ditado: o cliente veio pela promoção, mas vai ficar pela qualidade!

Então, tire um tempo para pesquisar, converse com fornecedores e coloque em pauta possibilidades de desconto, brindes ou pacotes exclusivos. Vale ressaltar que nesse ponto, é preciso colocar o cliente acima do lucro. Não faça uma promoção somente por fazer, dedique-se com carinho e desenvolva algo que realmente irá cativar o seu público.

Treinamento do Time: Prepare sua equipe para um atendimento excepcional, proporcionando aos clientes um tratamento memorável.

Antes de receber as visitas, é necessário arrumar a casa!

Por isso, durante o ano, invista em treinamentos, cursos, conversas e feedbacks para a sua equipe. Um atendimento humanizado e atencioso, pode ser a variável que faltava para alavancar as suas vendas.

Online ou off-line, pessoas compram de pessoas, estabelecem conexões por meio de histórias, valores e experiências compartilhadas. A qualidade do produto pode ser indiscutível, e o valor agregado pode ser excepcional, no entanto, se a sua interação com o público não for precisa e não demonstrar genuíno cuidado com as necessidades do cliente, o risco de perda de vendas se torna evidente.

Campanhas de Marketing Poderosas: Deixe sua marca ecoar nas redes com estratégias de marketing sob medida, destacando seus produtos e atraindo consumidores.

Nos dias de hoje, quem se destaca, vende! Mas o problema é: Como realçar o seu negócio, em um mar de lojas e atrativos?

Por meio de um marketing direcionado, potente e relevante, é possível criar uma estratégia personalizada, embasada em dados coesos, que esteja em sintonia com as inovações tecnológicas. Dessa forma, sua marca ganha voz, ecoa de maneira impactante e alcança maior visibilidade.

Independentemente da concorrência, ao se comunicar de maneira correta com o seu público, você automaticamente abre novas possibilidades e consolida o seu espaço.

Nessa Black Friday, que tal superar todas as expectativas? Conte com a Quattromani para elevar o seu negócio nas alturas!