Todas as empresas passam pelo desafio de estabelecer seu posicionamento nas redes sociais. Um perfil bem engajado pode trazer retorno significativo, tanto em termos de visibilidade e reconhecimento de marca, quanto em aumento de vendas. Porém, muitas empresas enfrentam obstáculos ao tentar construir essa presença online.
E se você pudesse evitar alguns desses desafios desde o início? O impacto seria enorme, certo?
Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas para ajudar aqueles que estão estabelecendo seu posicionamento na internet e aos que já têm sua presença consolidada, mas querem diversificar a forma de produzir conteúdo com recursos simples.
Negócios que utilizam Google Analytics ou Facebook Insights podem monitorar o nível de engajamento de seus conteúdos. Com esses recursos simples, é possível identificar o que funciona e ajustar rapidamente o que não está gerando resultados.
Para a criação de conteúdo, existem ferramentas gratuitas e intuitivas que permitem que até iniciantes criem designs criativos e chamativos. São elas: Capcut (para vídeos) e o Canva (para postagens).
Essas duas plataformas são ótimas para diversificar a maneira que você se conecta aos seus seguidores, permitindo a criação de conteúdos informativos e interativos. Falaremos mais desse último a seguir.
Os conteúdos interativos são uma forma de interagir com os seguidores diretamente. Com a função “enquete” nas redes sociais do Meta, você estimula seus seguidores a interagirem com o conteúdo de uma forma mais natural.
Além disso, é possível também você conhecer seu público através das próprias respostas, então vale a pena investir um tempo na criação dos stories com enquetes.
O conteúdo gerado pelo próprio usuário (UGC) é um recurso simples, mas muito eficaz quando se trata de aumento da lealdade e fortalecimento da imagem da marca.
Ao repostar o conteúdo publicado pelo usuário, estamos mostrando para o usuário que reconhecemos sua vontade genuína de interação. Não podemos nos esquecer dos comentários, pois ao respondê los estamos humanizando a marca, mostrando aos nossos seguidores que não somos apenas um negócio tentando vender um produto, e sim um empreendedor tentando conhecer melhor seu público.
Manter a consistência nas postagens é crucial para o sucesso nas redes sociais. Ferramentas como o Google Calendar e o Trello ajudam a organizar o planejamento de conteúdo, permitindo que você programe suas postagens de forma eficiente. Um calendário editorial garante que seu negócio permaneça ativo nas redes, mantendo-se presente na mente dos seus seguidores.
Trazer uma variedade de conteúdo também é uma forma excelente de manter seu público interessado no que você tem a dizer. Um dos erros comuns dos empreendimentos é se posicionar apenas querendo vender seu produto, quando na verdade isso deve ser apenas uma consequência do seu posicionamento na internet.
Mostre ao seu cliente conteúdos informativos, resolvendo suas possíveis dúvidas. Traga histórias dos bastidores, através de vídeos simples você pode mostrar como funciona a produção do seu produto ou então, quais são as etapas dos seus serviços.
Quer saber mais sobre estratégias de marketing? Leia também nosso texto sobre O que tem por trás de uma estratégia de marketing?
Pequenas empresas podem se beneficiar fazendo parcerias com influenciadores locais e com um número de seguidores menor. Além de serem mais acessíveis, eles geralmente também possuem uma audiência altamente engajada.
Então você pode oferecer seu produto de forma gratuita para eles em troca de uma divulgação. Ao fazer isso seu negócio pode atingir um número maior de pessoas e isso aumentará a visibilidade do seu serviço.
Implementar estratégias eficazes de marketing digital pode parecer um desafio, mas com as ferramentas certas e um bom planejamento, o crescimento do seu negócio está ao seu alcance. Quer saber mais sobre como alavancar sua presença on-line e potencializar suas vendas? Fale com nossos especialistas na Quattromani, e juntos, vamos criar um plano de marketing digital sob medida para você!
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