A Black Friday é uma das datas mais esperadas para lojas físicas e e-commerces. No Brasil, o conceito de oferecer descontos e promoções vai além da famosa sexta-feira, estendendo-se para a popular “Black Week” e, em muitos casos, para todo o mês de novembro, conhecido como “Black November”.
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Infelizmente, nos últimos dois anos, as vendas online não atenderam às expectativas, registrando um fechamento 14,4% inferior ao ano passado. No entanto, o mês de novembro trouxe uma movimentação positiva, com R$ 4,5 bilhões em vendas em 2023, marcando um avanço de 2,2% em relação a 2022.
Mas… O que esperar de 2024? A previsão é otimista, com 65% dos brasileiros esperando inovações e 62% já com intenção de compra.
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Para alavancar suas vendas e aproveitar ao máximo essa oportunidade, uma preparação sólida e estratégias inteligentes são fundamentais. Aqui na Quattromani, com 26 anos de experiência no mercado, queremos compartilhar algumas dicas de ouro para fortalecer seu planejamento e se antecipar às oportunidades:
Garanta que sua oferta seja robusta e que sua logística esteja preparada para atender à demanda de forma eficiente. Conhecer bem o seu público é essencial para traçar estratégias direcionadas. Utilize dados para mapear comportamentos de compra e antecipar tendências. Uma organização eficiente permite otimizar a reposição de produtos e evitar lacunas que podem prejudicar a entrega aos clientes, além de minimizar perdas por excesso de itens.
Gerencie suas vendas, clientes e fornecedores com agilidade para proporcionar uma experiência memorável. Um cliente satisfeito tende à fidelização e à indicação. É importante que sua oferta atenda às demandas de maneira excepcional, com qualidade e um bom atendimento. Não se esqueça de nutrir suas páginas de avaliações ao longo do ano. Além disso, 81% dos consumidores acreditam que as pesquisas são fundamentais para encontrar bons preços. Construa uma boa presença online, especialmente nas redes sociais e plataformas de e-commerce.
Crie descontos que realmente chamem a atenção e pacotes exclusivos para cativar corações. O cliente pode entrar pela promoção, mas ficará pela qualidade! Pesquise e converse com seus fornecedores sobre possibilidades de brindes ou descontos. Lembre-se de que o foco deve estar no cliente e não apenas no lucro, por isso, crie ofertas que realmente cativem.
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Prepare sua equipe para um atendimento excepcional. Invista em treinamentos e feedbacks durante o ano. Um atendimento humanizado pode ser o diferencial que falta para aumentar suas vendas. Lembre-se: pessoas compram de pessoas. Se a interação com o público não demonstrar um genuíno cuidado, o risco de perda de vendas aumenta.
Deixe sua marca mais visível nas redes com estratégias de marketing sob medida. Um marketing direcionado e relevante pode ser a chave para destacar seu negócio em meio à concorrência. Comunique-se de maneira correta com seu público e abra novas possibilidades para sua marca.
Neste ano, a Black Friday ocorrerá em 29 de novembro e as expectativas são altas. As novas categorias de interesse, como viagens, saúde e educação, estão ganhando destaque. Com 74% dos consumidores desejando parcerias entre instituições financeiras e varejistas, as marcas que se adaptarem a essas demandas certamente se destacarão.
Que tal superar todas as expectativas nesta Black Friday? Fale com a nossa equipe e eleve o seu negócio a novas alturas!
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